Conteúdo Personalizado Para Portugal

Esta seção contém recursos úteis / práticos para o profissional de saúde Português.

Novo! Estádio IV – Ferramenta de Apoio à Decisão

Bem-vindo a este guia, Estádio IV Opções de Tratamento do Melanoma: Tomar a decisão que é certa para si. Poderá utilizar este guia para discutir com os seus doentes as opções terapêuticas de gestão do melanoma estádio IV.

O documento aborda

  • Quadro clínico do melanoma de estádio IV, biomarcadores e patologia, e fatores da doença e doente envolvidos na tomada de
    decisão
  • Aspetos de eficácia, segurança, administração e planeamento familiar das terapêuticas dirigidas, inibidores do ponto de controlo imunitário e outros tratamentos utilizados em melanoma estádio IV
  • Gestão de metástases cerebrais, incluindo radioterapia
  • Ensaios clínicos, incluindo uma visão geral dos tratamentos emergentes em investigação
  • Sobrevivência e planeamento de cuidados avançados
  • Diagnóstico (incluindo técnicas de biopsia), bem como uma visão geral sobre exames de imagiologia
  • Recursos práticos para o doente

Desenvolvido em colaboração com Associação Melanoma Portugal.

Novos vídeos de especialistas em oncologia!

Terapia Combinada de Imunoterapia: Abordagens actuais e emergentes

Neste conjunto de vídeos Maria José Passos, Oncologista Médica do Hospital Privado do Algarve Gambelas, discute pontos de vista actuais e emergentes sobre o uso da imunoterapia combinada em oncologia. Estes vídeos, desenvolvidos para a audiência Português abordam a lógica da terapia combinada, os dados para apoiar abordagens combinadas, a selecção de pacientes para imunoterapia combinada versus outras opções, a gestão dos efeitos secundários mais complexos associados à abordagem, bem como as estratégias de imunoterapia combinada emergentes. Esperamos que considere este conteúdo útil na selecção e gestão dos melhores regimes imunoterapêuticos para os seus pacientes com cancro.

 

Justificação para a imunoterapia combinada

 

Dados de apoio à imunoterapia combinada

 

Selecção de doentes para imunoterapia combinada

 

Gestão do perfil complexo de eventos adversos com imunoterapia combinada

 

Estratégias emergentes para imunoterapia combinada

Recomendações de Vacinas COVID-19 para Pacientes com Imunoterapia

Nos vídeos que se seguem, a Dra. Maria José Passos, Oncologista Médica do Hospital Privado do Algarve Gambelas, aborda a utilização de vacinas COVID-19 em doentes com cancro, em particular naqueles a receberem inibidores do ponto de controlo imunitário (ICIs). O conteúdo é personalizado para a região de Portugal. Este conteúdo foi gravado em 5 de novembro de 2021 e reflete o status das aprovações de vacinas naquela data. Para obter uma lista atualizada das vacinas atualmente disponíveis aprovadas na Portuagal, clique aqui https://covid19.trackvaccines.org/country/portugal/

 

Revisão das vacinas COVID-19 disponíveis

 

Tempo de vacinas com diferentes terapias

 

Diretrizes específicas para os doentes sob imunoterapia em termos de administração da vacina COVID-19

 

Perguntas / mitos mais frequentes sobre a vacina COVID-19

 

Estratégias para educar os seus pacientes

 

Considerações futuras

Materiais de apoio à decisão do Melanoma Estádio III

Ferramenta de Suporte à Decisão do Melanoma Estádio III Atualizada

A ferramenta de apoio à decisão foi atualizada com informações que você precisa saber sobre os resultados do melanoma em estádio III, dados de longo prazo para terapias adjuvantes e recursos adicionais, incluindo conteúdo específico para cuidadores.

Revisado pelo oncologista medico Maria José Passos.

Para usuários do Google Chrome: devido a um problema técnico no Google Chrome, o documento PDF pode ficar ilegível em alguns lugares do seu navegador. Nesse caso, salve o documento localmente e abra-o com outro leitor de PDF, como o Adobe Acrobat Reader.

Nova Peça Companheira Melanoma Estádio III

Quer aprender como usar a Ferramenta de Suporte à Decisão do Melanoma Estádio III? Leia as perguntas mais frequentes sobre o melanoma no Estádio III e aprenda como usar a ferramenta de suporte para orientar sua tomada de decisão.

Revisado pelo oncologista medico Maria José Passos.

Para usuários do Google Chrome: devido a um problema técnico no Google Chrome, o documento PDF pode ficar ilegível em alguns lugares do seu navegador. Nesse caso, salve o documento localmente e abra-o com outro leitor de PDF, como o Adobe Acrobat Reader.

Otimizando o Atendimento Durante a Pandemia de COVID-19

Na série de vídeos abaixo. Ramon Andrade de Mello, MD,PhD, FACP, da Universidade do Algarve, compartilha perspectivas e dicas para otimizar o atendimento durante esses tempos desafiadores.

Otimizando a Telemedicina

Uso de Intervalos de Dosagem Prolongados para Imunoterapia

Mudanças nas Práticas de Infusão

Minimizando o Impacto em Ensaios Clínicos

Procedimentos de Assistência Passo a Passo

Esta seção fornece os cuidados passo a passo independentes no cuidado (CSP) personalizados para o público Português. Queremos agradecer a Ramon Andrade de Mello, MD,PhD, FACP, da Universidade do Algarve, pela revisão cuidadosa desses materiais.


Lista de CSPs

Para imunoterapia (inibidores do ponto de verificação)
Ipilimumab
Nivolumab
Pembrolizumab

Para terapia intralesional:
Talimogene laherparepvec; T-VEC

Recursos para Pacientes

Plano de ação

Esta seção contém os planos de ação individuais para pacientes com diferentes tipos de tumores que foram adaptados para o público Português. Queremos agradecer ao advogado do paciente José Correia por sua útil revisão desses materiais.

Talimogen laherparepvec; T-VEC

Pembrolizumab

Nivolumab

Ipilimumab